Receita de Torta Doce

fevereiro 19, 2018 Off Por Editorial Cozinha Encantada

Receita de Torta Doce

Uma torta ou tarte é um prato originário da França e muito antigo, era muito apreciado por reis e rainhas. Mas para a nossa alegria alguém liberou ou segredos e a sua receita, a partir daí também descobrimos o Doce e delicioso sabor de uma Torta.

Com poucos ingredientes e uma massa base podemos criar e brincar com vários recheios, tanto doces quanto salgados. Sua preparação é feita ao forno, a massa é bem simples de ser produzida, feita com farinha, manteiga, açúcar ou sal e recheado com ingredientes de sua preferência, tanto doces quanto salgados.

Existem vários tipos de torta doce, maçã, amora, pêssego, limão, chocolate… Mas, hoje vamos ensinar uma torta recheada com caramelo de amendoim e coberta com uma ganache de chocolate! Huuuum vai ser difícil de resistir e eu garanto que é bem facinha de fazer.

Caramelo

Ingredientes:

  • 160 gr de açúcar refinado,
  • 2 latas de leite condensado,
  • 150 gr de amendoim torrado e sem pele,

Faça um caramelo com o açúcar, quando estiver pronto adicione o leite condensado e leve ao fogo em banho maria, deixe cozinhar ate a calda engrossar e dissolver todos os torrões de açúcar, quando estiver pronto adicione o amendoim e reserve.

Massa:

Ingredientes:

  • 300 gr de farinha de trigo,
  • 150 gr de manteiga (sem sal) em temperatura ambiente,
  • 2 colheres de sopa de açúcar.

Coloque todos os ingredientes numa tigela ou bacia, misture e amasse até ficar uma massa lisa e homogênea. Abra a massa em uma forma própria para torta e faça alguns furinhos com o garfo. Leve para assar em forno pré aquecido até dourar e retire.

Ganache:

Ingredientes:

  • 300 gr de chocolate de sua preferência ( eu usei o 70% cacau, mas você pode usar o meio amargo que também ficará muito bom, ele irá quebrar um pouco e equilibrar o doce da torta),
  • 150gr de creme de leite,

Coloque o chocolate em uma vasilha de vidro e leve ao microondas por 1 minuto e meio, adicione o creme de leite de misture bem. Reserve.

 

Montagem:

Com a sua massa pronta adicione o caramelo com amendoim, e coloque a ganache ainda quente por cima, adicione aos poucos e vá espalhando formando uma fina camada. Faça a decoração, você pode usar amendoim, cacau, fazer flores com a ganache enfim use e abuse da sua criatividade neste momento.

Dica: Você pode servi-la acompanhada de uma bola de sorvete de creme.

Esta é uma ótima receita para aproveitar com a família. Espero que vocês gostem!