Ovos de Páscoa em BH – Onde encomendar?

Huuuuuuum está chegando a época mais doce e chocolatuda do ano!!! A Páscoa!

Uma data muito especial e como o Natal cheia de tradições, mas que muitas pessoas não sabem como surgiram. O “ovo de páscoa” tão sonhado e esperado, veio representar o ovo tradicional que por sua vez simboliza a vida, nascimento e ressurreição. E, diferente do que muita gente pensa, ele traz esse significado vindo de outras culturas e povos, como romanos, gauleses, chineses e egípcios.  

BALA DE BRIGADEIRO EM BH

Chame Agora!

Há muito tempo, antes de se pensar na ideia de trocar ovos de chocolate na Páscoa, a tradição girava em torno de ovos de galinha pintados a mão. “Alguns historiadores acreditam que o costume de presentear com ovos coloridos surgiu entre os antigos egípcios, persas e alguns povos germânicos. Atualmente, essa tradição é atribuída aos chineses, que davam ovos decorados nas festas de primavera”, explica Marcelo Duarte, jornalista e autor da série de livros “O Guia dos Curiosos”. Na Áustria, os ovos costumam ser pintados de verde durante a Quinta-feira Santa. Na Armênia, os ovos são decorados com imagens de Jesus ou da Virgem Maria.

BOLO DE ANIVERSÁRIO DECORADO EM BH

Como surgiram os ” Ovos de Páscoa de Chocolate ” ?!

Por volta do século XVIII, os fabricantes de chocolate tiveram a magnífica ideia de reproduzir os ovos originais. Aos poucos os “ovos de chocolate” viraram símbolo da Páscoa, mas não sem razão, pois na verdade o nome científico do cacau (principal ingrediente do chocolate) em latim é Theobroma, que traduzindo significa “alimento de Deus”.

Curiosidades:

Em 1895,
O Czar Alexandre III procurava por um presente de Páscoa para sua esposa, ele entrou em contato com o joalheiro Peter Carl Fabergé, que criou um ovo
folheado a ouro que se abria, revelando uma gema dourada, contendo uma pequena galinha de ouro com olhos de rubi.

DOCES PERSONALIZADOS DE BATIZADO EM BH

Os “Ovos
Fabergé ” , não comestíveis, porém ricamente decorados acabaram virando itens colecionados pela realeza e por famílias abastadas. Mais de 50 unidades foram confeccionadas para a corte russa no princípio do século XX, e muitos exemplares originais ainda estão bem conservados, um deles, feito em cristal de rocha e decorado com mais de 3 mil diamantes, que até pouco tempo se encontrava à venda por US$ 5 milhões.  

Outras informações:

– A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã.

– A palavra Páscoa vem do hebraico Pessach, que significa Passagem. A Páscoa judaica, celebrada por oito dias, comemora o êxodo dos israelitas do Egito, ou seja, a “passagem” da escravidão para a liberdade. Um ritual de transição, assim como a “passagem” de Cristo, da morte para a vida.

– Os termos “Easter” e “Ostern” (em inglês e alemão, respectivamente) parecem não ter qualquer relação etimológica com o Pessach (Páscoa). As hipóteses mais aceitas relacionam os termos com Estremonat, nome de um antigo mês germânico, ou de Eostre, uma deusa germânica relacionada com a primavera.

– O ovo aparece em muitas tradições antigas como um símbolo da vida, ou do início dela. Civilizações não-cristãs utilizaram o ovo, inclusive decorado para comemorar o equinócio da Primavera e a Vida. O cristianismo absorveu e adaptou a tradição, mesclando-a com seus rituais.

Idéias para você se inspirar:

Aos poucos iremos postar detalhes, mas por enquanto vamos deixar algumas idéias!

  • Mini-ovos,
  • Ovos no palito (pirulito),
  • Cenouras de chocolate,
  • Ovos de colher,
  • Ovos Tradicionais,
  • Ovos trufados,
, , , ,
One comment to “Ovos de Páscoa em BH – Onde encomendar?”
  1. Pingback: Bolos de Casamento em BH | Blog Cozinha Encantada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *