Como escolher o sabor do Bolo de Casamento

maio 18, 2018 Off Por Editorial Cozinha Encantada

Como escolher o sabor do Bolo de Casamento

Chame Agora!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após marcar a data e começar a resolver e organizar inúmeros detalhes chega a hora do Bolo. Este é um dos pontos altos da festa ou melhor a cereja da festa, afinal todos esperam anciosamente pelo brinde e o corte do bolo. Mas, Como escolher o sabor do Bolo de Casamento?1 Imagino que já deve ter pensado em inúmeras opções, sugestões e até a lembrança daquele bolo que você saboreou em determinada ocasião e ficou guardado na lembrança, isso é normal em meio a tantas opções acabamos ficando meio perdidos, afinal você quer que este momento seja eternizado com boas e saborosas lembranças!

Veja Também: Bolos de Festa em BH

Para te ajudar nesta tarefa que não é tão simples vamos falar um pouco sobre os tipos de massa, sabores, recheios e acréscimos que você pode adicionar ao seu Bolo. Mesmo que você faça a escolha por um Bolo fake na mesa de Doces é importante que você escolha um Bolo que agrade a grande maioria e seja inesquecível!

 

Tipo de Massa:

Hoje em dia existem vários tipos de massa de Bolo, as mais tradicionais e conhecidas são: pão de ló, genoise, chiffon e a massa amanteigada. Conheça um pouco mais sobre elas e não erre na hora da escolha!

PÃO DE LÓ – Massa feita com ovos, açúcar, óleo e farinha. É uma massa leve e aerada, com base neutra que pode ser utilizada para bolos recheados com mousse, mousseline, frutas frescas, geléias, doce de leite, combinado com vários tipos de recheio, mas, não tem estrutura para suportar o peso da pasta americana, sendo melhor utilizar coberturas como caldas e chantilly. Ideal para bolos mais leves como Nakeds, Semi Nakeds e espatulados.

 

GENOISE – assim como o pão de ló, a genoise também é feita com os mesmos ingredientes e proporções que o pão de ló, porém ao invés de óleo usamos a manteiga, de preferência clarificada, derretida e morna. O resultado é uma massa leve, aerada, de sabor marcante mas ainda neutra e com mais estrutura que o pão de ló.

Também pode ser usada em bolos Naked, Semi naked, Espatulados e de andares.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A massa CHIFFON  também é feita com ovos, açúcar, farinha, e com adição de óleo, criando uma massa mais úmida e mais estruturada. O resultado é um bolo com massa úmida e saborosa e mais estruturada, podendo ser coberto com pasta americana ou ganache.

 

AMANTEIGADA – esta massa garante bolos saborosos e bem estruturados, com uma umidade própria, ideal para bolos que serão cobertos com pasta americana ou esculpidos. Por ser uma massa mais estruturada permite o acréscimo de frutas e castanhas, como no bolo inglês, sem que as mesmas afundem.

Após escolher a massa que mais agrada e que irá atender as necessidades para o tipo de bolo que você escolheu, agora você terá que partir para os sabores que mais agradam.

Massas Clássicas:

Chocolate: essa é uma das massas favoritas combina muito bem com ganache (branca, ao leite, meio amarga), Brigadeiros, Recheio de nozes, Damasco, Morango.

Baunilha: por ser uma massa de saber bem neutro, ela recebe bem qualquer tipo de recheio desde chocolates, frutas e castanhas.

Nozes: apesar de ser uma massa tradicional ela é mais oleosa, pesada e de sabor marcante, se você quer agradar a grande maioria talvez não seja a melhor opção. Ela combina muito bem com Baba de Moça e com ganache. Se você gosta muito a minha sugestão é usa-la para uma mesa onde terá mais opções de bolo e não como a massa principal.

Massas Modernas:

Red Velvet, Blue Velvet e Limão Siciliano

Sabores de Recheios:

  • Baba de Moça,
  • Baunilha com geléia de frutas vermelhas ou amarelas
  • Brigadeiro Branco ou ao leite,
  • Brigadeiro de Morango (Bicho de pé),
  • Coco ou Coco com abacaxi,
  • Doce de leite,
  • Doce de leite com coco
  • Doce de leite com Nozes,
  • Creme de Avelã, Amêndoas, Nozes ou Pistache,
  • Ganache Branco, Ao Leite, Meio Amargo ou 70%
  • Limão Siciliano,
  • Limão Siciliano com geléia de Morango,

 

Acréscimos:

Os acréscimos servem para dar um toque especial e compor o sabor do bolo. Você pode optar por caldas de frutas, sorvete ou calda de chocolate. Calculamos uma média de 30 a gr por fatia de bolo, e se você optar por algum destes acréscimos tenha certeza que irá fazer a diferença e será sempre muito bem lembrada.

 

Com tantas opções podemos ficar perdidas ou na dúvida, e se isso acontecer o ideal é optar por sabores mais clássicos e suaves diminuindo a margem de erro.