Perguntas e Dúvidas frequentes das Noivas

abril 5, 2018 Off Por Editorial Cozinha Encantada

Perguntas e Dúvidas frequentes das Noivas

Quando definimos a data do Casamento logo começam a surgir milhares de dúvidas, não se preocupe isso é normal, todos os noivos passam por esta mesma questão! Então respire fundo e leia nossa matéria abaixo, separamos algumas das principais dúvidas que surgem quando se está organizando e contratando os serviços para o evento.

Leia Também: Bolos de Casamento em BH

Buffet

 

Boa comida, Boas Lembranças!

O alimento pode gerar muitas sensações e impressões (boas e ruins), e uma das principais funções do  Buffet é o alimento, desde a preparação à apresentação. Mas sabemos que este serviço vai além, envolve muita responsabilidade e muitos profissionais e talvez por isso esse seja um dos serviços a serem contratados que pode gerar uma grande expectativa e às vezes muitas Perguntas e Dúvidas frequentes das Noivas, não é para menos, afinal estará em foco no seu grande dia! É importante que vocês se sintam seguros com relação a este serviço, e para que corra tudo da melhor maneira e que tudo seja primoroso é necessário tomar algumas medidas de segurança. A seguir listamos algumas orientações e iremos responder as Perguntas e Dúvidas frequentes das Noivas.

Dúvidas e Dicas para escolher a empresa do Buffet para o seu Casamento:

1 – Como escolher o serviço de Buffet para o meu Casamento?

Leve em conta todas as informações, indicações e referências sobre fornecedores (buffets), elas podem te ajudar muito na escolha e definição do Buffet que será escohido!

2 – Como vou conseguir essas informações?

  • Procure saber de pessoas que foram ao casamento onde a empresa que você esta interessada prestou serviço e peça a opinião, elas irão dizer se gostaram ou não do serviço oferecido pela empresa X.
  • Olhe com os noivos que casaram e contrataram, e peça a opinião deles.
  • Veja opiniões de blogs/sites de casamento referência,
  • Veja a lista de indicação de fornecedores de salão de festa (mesmo que não for casar neles). Ás vezes, pode ser uma excelente oportunidade para conhecer um novo fornecedor que presta um excelente serviço.

3 – O valor do Buffet deve estar dentro do meu orçamento de casamento?

SIM!!! É importantíssimo você se atentar a este detalhe e já ter definido um valor máximo que quer pagar pelo buffet. Para isso comece a fazer algumas pesquisas de mercado e com amigas que casaram recentemente, feito isso você não estará lidando com elemento surpresa e estará ciente de quanto poderá disponibilizar. Crie uma planilha para a sua pesquisa de fornecedores, com preço, tipo de serviço. Isso ajuda muito a organizar e visualizar as informações.

4 – Como funciona a Degustação?

Hoje a maioria dos Buffet oferecem o serviço de degustação para que os noivos conheçam e apreciem as opções que eles têm a oferecer, dentro da proposta que os noivos tem para o casamento. E isso irá te ajudar bastante na hora de escolher.

Alguns Buffets fazem a Degustação sem cobrar valores, outros cobram uma taxa que pode ser descontada quando fecharem o contrato, mas não existe uma regra. Então, antes de marcar procure ver esses detalhes para não ser surpreendida!

5 – Já decidi e agora qual é o próximo passo?

É preciso se sentir seguro com relação aos serviços que constam na proposta de orçamento, compreender o funcionamento de cada buffet, saber detalhes do que é oferecido e, até mesmo, fazer ajustes no cardápio, caso necessário.

Se ainda houver dúvidas, não hesite em perguntar!

  • Número de garçons,
  • Materiais (como número de pratos, copos, talheres e guardanapos),
  • Quantidade de Bebida.
  • Bebidas alcoólicas estão inclusas (uísque, licor),
  • Terá prato quente? Buffet de massas? Mesa de frios? Os doces e bolo estão inclusos?

É importante você se atentar a cada detalhe antes de fechar o contrato de serviço para que depois você não caia na armadilha de ter que adicionar serviços e valores, então não fique focado somente no valor!

6 – Com quanto tempo de antecedência devo contratar esse serviço?

O ideal é começar a olhar com no mínimo 1 ano de antecedência, isso por que existem alguns Buffets que têm grande procura e se você deixar para ultima hora poderá não conseguir a data, outro detalhe que deve ser pensado é o pagamento, quando se olha com antecedência você consegue negociar e parcelar até próximo a data do casamento o que pode suavizar e te ajudar.

7 – Como calcular a quantidade de comida e bebida que cada pessoa consome em uma festa?

Coquetel seguido de jantar: em média de dez a doze canapés ou salgados por pessoa.

Coquetel seguido de mini porções: 15 a 18 canapés ou salgados por pessoa.

Apenas coquetel: 20 canapés ou salgados por pessoa

*Prato principal

Almoço ou jantar: calcule cerca de 500 gramas de comida por pessoa. No caso de servir massa como acompanhamento, calcule 150 gramas por pessoa e se for servido como prato principal 200 gramas. No caso de carnes ou peixes, calcule 200 gramas quando servido com outros pratos e 300 gramas se for churrasco. Arroz calcula-se 50 gramas por pessoa.

*Mini porções: Calcule cerca de quatro mini porções por convidado e no caso de sobremesa calcule uma por pessoa.

 

*Doces e Chocolates

Escolha entre 4 e 8 tipos de Doces. Normalmente cada pessoa come de 3 a 12 unidades, para ficar na médica calcule 6 por pessoa

*Bolo

Tendo em vista a quantidade de doces que são servidos em uma cerimônia de casamento, o Bolo de Casamento normalmente é provado por 40% dos convidados. Por isso, calcule 60 gramas do doce por convidado.

*Bem casados

tradição dos bem casados em casamentos faz sucesso porque eles acabam funcionando como lembrancinha ou também pode fazer parte da mesa de doces. Calcule aproximadamente de 2 a 3 por pessoa.

Além disso, não esqueça de prever um garçom para cada 12 convidados sentados ou um a cada 15 pessoas em caso de coquetel. E como normalmente algumas pessoas esquecem de confirmar presença calcule 10% a mais de mesas e cadeiras para que ninguém fique de pé na festa.

8 – Quanto tempo antes deve ser feito o site de casamento?

O ideal é que a criação do seu site esteja paralela aos convites. O indicado é que seja entre seis e três meses antes. Se o seu evento tiver uma identidade visual feita por uma papelaria, o aconselhável é que a página online – site acompanhe o mesmo design e a linguagem. Afinal eles irão apresentar aos convidados a ideia de como será a decoração e o tema escolhido pelos noivos.

9 – Quem  devo convidar para o casamento civil? Qual é o custo?

Se você tem a intenção de casar no cartório, o mais indicado é que os noivos chamem somente os padrinhos, os pais, os familiares e os amigos mais íntimos e que têm uma ligação maior com vocês.

O valor da cerimônia no civil varia de acordo com a cidade. Em alguns estados os valores podem variar entre R$ 300 e R$ 805, aproximadamente.

10 – Posso pedir dinheiro de presente? Preciso agradecer todos os presentes que ganhei?

Algumas pessoas podem achar isso deselegante, mas outras irão achar isso aceitável. Mas como no Brasil sempre exite um jeitinho para tudo ou pelo menos quase tudo,  também existe uma maneira sofisticada de resolver isso, por meio de sites de casamento, no qual é possível criar listas de casamento virtuais, sempre optando por diferentes preços de presentes para caber no bolso de todos. Uma ideia simples e que fica fácil e prática para todos.

Quanto aos presentes, Sim é preciso agradecer à todos os presentes. Por menores que eles sejam, é interessante que haja esse retorno afinal seus convidados tiveram carinho e atenção ao escolherem e lhes presentear! Em alguns modelos de sites é possível que os noivos possam enviar uma mensagem de agradecimento para quem comprou algo da lista virtual, simplificando este retorno.

11 – Como calcular o número de convidados que irão comparecer? 

Pode haver uma quebra entre o número de convidados da sua lista, mas calcular apartir de uma quebra que você ouviu falar pode ser uma grande fria! A melhor maneira de calcular a quantidade de pessoas faltantes é através do RSVP. Se você contratou Cerimonial essa será uma das funções que ela precisará fazer, peça que ela telefone para quem não respondeu ou se você não contratou este serviço terá que telefonar você mesma. Se a sua ideia é reduzir o custo do seu orçamento, aconselho a diminuir a sua lista de convidados, mas nunca conta com a falta deles!

12 – Existe a possibilidade de fazer o Casamento civil fora do cartório?

Cada vez mais, os noivos têm preferido afastar-se do tradicional e fazer um casamento que tenha a cara do casal. E isso inclui poder realizar a cerimônia onde eles quiserem. Mas será que é possível fazer o casamento civil, um processo tão burocrático, fora das dependências do cartório?

O casamento civil fora do cartório é possível sim, e é chamado de casamento em diligência. Nesse caso, o juiz de paz se desloca até o local escolhido pelos noivos — seja um buffet, uma chácara, ou até a casa da família — para realizar a cerimônia.

Os primeiros passos para realizar um casamento em diligência são os mesmos que já explicamos no nosso guia do casamento civil: primeiro, os noivos devem dirigir-se ao cartório competente (aquele que atende a região da sua residência) com alguns documentos e dar entrada no pedido de habilitação. Quando a certidão de habilitação estiver pronta, e o casamento autorizado, o casal deve entrar com o pedido de casamento em diligência no próprio cartório. Isso deve ser feito com antecedência, para certificar-se de que a data escolhida está disponível para a realização da cerimônia.

No grande dia, a cerimônia é realizada normalmente, presidida pelo juiz de paz, com a presença dos noivos e das testemunhas, exatamente como seria dentro do cartório. Contudo, a quantidade de testemunhas é diferente: enquanto para casamentos na sede do cartório, são duas pessoas a assinar, para casamentos em diligência o número sobe para quatro. As regras são as mesmas:  devem ser maiores de dezoito anos e podem ser amigos ou familiares dos noivos, desde que não sejam os pais.

O valor do casamento em diligência é maior do que para cerimônias realizadas nas dependências do cartório, para cobrir as despesas de deslocamento do juiz de paz e da documentação. Os preços são tabelados, e variam de cidade para cidade. Encontre o cartório mais próximo à sua casa e informe-se sobre os valores cobrados na sua região!

13 – Quais os serviços que devem ser contratados primeiro?

Existem alguns serviços que precisam ser fechados com antecedência e outros que nem adianta se preocupar sobre se ainda faltam dois anos para o casamento. Alinhe com o seu cerimonial o cronograma e confie nele. Isso é o mais importante!

Dê prioridade para os serviços em que o profissional estará fisicamente no evento – já que se você perder a data dele, terá que se contentar com uma segunda opção. DJ, fotografia, filmagem, maquiagem, orquestra para a cerimônia e decorador estes devem estar no topo da sua lista.

Com essas dicas acredito que você terá uma tranquilidade para saber por onde começar e como lidar com a escolha de alguns itens. Se você tiver mais alguma dica ou quiser compartilhar sua experiência conosco deixe um comentário aqui na nossa matéria!