História e Tradições de Natal

novembro 24, 2018 Off Por Editorial Cozinha Encantada

História e Tradições de Natal

A noite mais especial do ano está se aproximando, a ” Noite de Natal “. Hoje vamos falar um pouco sobre a História e Tradições de Natal, continue lendo até o final.

Bolo de Frutas Vermelhas

Esta é uma data muito esperada, cheia de magia e significados. Esta época do ano as famílias costumam se reunir e partilhar momentos em torno da mesa, essa é uma das tradições natalinas a “Ceia de Natal “

Guirlanda de Brownie

Para algumas pessoas, a ceia natalina está ligada à última ceia de Cristo ao lado de seus discípulos, talvez realmente tenha alguma ligação.

Panetone Recheado

Porém, segundo a literatura, a Ceia de Natal originou-se do antigo costume europeu de deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos, e junto com a família hospedeira, confraternizavam aquela data tão significativa para os cristãos. Nesta ocasião eram preparados vários pratos e com muita fartura, essa tradição foi se espalhando pelo mundo e cada região acrescentando uma particularidade local, como, por exemplo, a adição do peru na ceia norte-americana, peculiaridade que logo passou a fazer parte dos costumes de outros países, como no Brasil.

 

Símbolos e Tradições

 

  1. São Nicolau (Papai Noel) – O bom velhinho

    Esta tradição nasceu por volta de 300 d.c com base na história de São Nicolau, um bispo de Mira. Este era famoso por distribuir presentes às crianças e ajudar financeiramente as pessoas que precisavam, e para realizar esta boa ação o bom velhinho ele costumava deixar um saco de moedas na chaminé das casas das pessoas que precisavam. E a partir dai surgiu esta tradição e ouvimos falar que o Papai Noel desce pela chaminé com um saco de presentes.

  2. Árvore de Natal

    A tradição de ” Árvore de Natal ” como enfeite natalino começou a virar tradição na idade Média por volta do ano de 1530. Dizem que Martinho Lutero andava por uma floresta onde havia muitos pinheiros, ele olhou para o céu e viu diversas estrelas, então resolveu levar um pinheiro para a casa e colocar uma estrela no topo dela para simbolizar a sua visão da estrela que guiou os três magos até Jesus. A partir dai esta tradição conquistou os lares que costuma reunir a família e ser uma grande festa para as crianças.

  3. Presépio

    A história conta que o presépio foi uma criação de São Francisco de Assis. Ele criou um presépio (do latim praesepium que significa estábulo) e recriou o nascimento de Jesus com atores e animais de verdade, este cenário serviu para uma missa de Natal desde então o presépio ganhou a admiração dos fiéis e em pouco tempo toda a família fazia o seu presépio em casa.

  4. Coroa de Natal

    A tradição das coroas nas portas das moradias foi criada pelos romanos, elas eram feitas com galhos verdes de cipreste entrelaçados que simbolizava saúde aos moradores da casa. Hoje a coroa mudou um pouco e recebeu velas geralmente 4 cada uma representa um domingo do advento, e a cada domingo que se passa, uma vela é acesa.

  5. A Estrela de Belém

    A Estrela é colocada no alto da árvore de natal, representando a estrela que guiou os três magos até o local de nascimento de Jesus. Caracterizada por quatro pontas que estão representando os pontos cardeais e uma cauda luminosa que remete a uma estrela cadente.

  6. Os Três Reis Magos

    A devoção aos três reis magos teve inicio na idade média, eles são mencionados no Evangelho de São Mateus que conta que cada um trouxe um presente diferente para Jesus: Belchior trouxe ouro, presente concedido aos reis; Gaspar trouxe incenso, presente concedido aos sacerdotes; Baltazar trouxe mirra, presente concedido aos profetas. Desse modo, os magos reconheciam a realeza de Jesus, sua divindade e sua imortalidade.

  7. Flor de Natal ou Poinsettia

    Esta é uma flor comum no hemisfério norte, nasce no solstício de inverno entre os meses de novembro e dezembro. A Poinsétia é vermelha e tem origem no México, está associada ao natal devido a uma lenda mexicana.

    A lenda conta a história de uma menina pobre que estava triste por não possuir nenhum presente para ofertar a Jesus, durante o caminho para a missa de 25 de dezembro ela foi pegando ramos secos de plantas e quando ela chegou à igreja chorou por ver a pobreza do seu presente e com as lágrimas da menina, aqueles ramos que estavam secos se transformaram em lindas plantas vermelhas e brilhantes.

  8. O Azevinho

     

    É um arbusto de folhas firmes cujos ramos verdes possuem espinhos afiados que contrastam com as bagas vermelhas, ele é usado como enfeite natalino. Os povos antigos o usavam para afastar espíritos malignos, e representam o amor e a esperança. Geralmente é colocado nas portas das casas para dar proteção.

  9. O Postal de Natal

    Outra tradição natalina é o de mandar cartões com mensagens natalinas para amigos e familiares, esta teve início com Sir Henry Cole, um inglês muito rico que escrevia diversas cartas para seus entes na época de natal. Como tinha pouco tempo para escrever as cartas, ele teve a ideia de criar um cartão postal com uma mensagem natalina e uma foto ilustrativa de uma ceia de Natal em família.

BOLOS E DOCES PARA O NATAL:

Algumas opções de Bolos e Doces para você preparar uma linda e deliciosa mesa para a ceia de Natal.